Mais um Fashion Rio chegou ao fim. A 15ª edição do evento ocorreu bem, e a aversão em relação ao novo local, o Píer Mauá, passou. O lugar é incrivelmente Lindo. Porém a sensação ainda é de que o alvoroço em torno de todas as mudanças, que deveriam intervir de forma positiva e muito além do visual, foi muito maior do que as mudanças efetivas, aquelas que realmente fizeram a diferença. No todo, a semana de moda carioca não apresentou novidades. Nas passarelas também faltou ousadia. Apesar de alguns desfiles muito bonitos, nenhuma das marcas se permitiu realmente inventar e trazer novas idéias, propostas e conceitos. O que se viu foi uma moda que apesar de bonita, não impressiona, não lança, não inventa.
Ainda assim, o verão 2010 já apresentou algumas de suas tendências e hits:
1 - Cores, muitas cores. Amarelo, laranja, rosa, verde, e azul. O branco também esteve bastante presente nos desfiles, algumas marcas abriram seu desfile com looks branco total. O nude, aquele bege meio rosado também apareceu com certo destaque em roupas e sapatos; Podemos conferir abaixo, respectivamente, nos desfiles da Juliana Jabour, Maria Bonita Extra, Printing, Carlos Tufvesson , Walter Rodrigues e Filhas de Gaia.
2 - Os vestidos vieram com força. Principalmente curtos, em versões para o dia e para a noite de alcinhas ou tomara-que-caia. As saias retas ou armadas, arredondadas mantém a onda da cintura marcada; Respectivamente Ausländer, Têca, Filhas de Gaia e Melk Zda.
3 - Poás: As bolinhas estão voltando... Respectivamente Apoena e Sta Ephigênia
4 - Franjas: Em roupas, acessórios e até mesmo na moda praia; Respectivamente Giulia Borges e Lenny
5 - Paetês e brilhos continuam por mais uma estação; Respectivamente Alessa e Printing.
6 - Transparências estarão em alta. O Tule e a organza se fazem presentes por cima de camisetas, vestidos, etc. O legal para a estação é utilizar a transparência como efeito, não tão exagerada ou tão explicita, mas as que permitam a percepção do que se veste por baixo. Sobrepor tecidos transparentes à estampas é uma boa pedida; Respectivamente, Mara Mac, Tessuti, Walter Rodrigues e Maria Bonita Extra.
7 - A moda praia surgiu um tanto quanto utópica. Apresentou maiôs que podem ser utilizados como bodies porém nunca na praia; Respectivamente Luiza Bonadiman e Salinas
8 - As Maxibijoux são mais um item que se mantém por mais uma temporada. Podemos conferir abaixo em uma foto do desfile da Alessa.
No geral, O que vale ressaltar mesmo é que personalidade ao se vestir é o que alia moda à sua própria identidade, e que em meio a tendências o que vale mesmo é o estilo próprio.
Créditos: Marcio Madeira